Artigos

imprimir

APRENDENDO NOVOS COMPORTAMENTOS PARA VIVER UMA VIDA MAIS PRAZEROSA

Hoje é muito comum nos consultórios escutar as seguintes apresentações:

Sofro de TOC, Tenho Fobias, Sou ansiosa, Tenho Transtorno Bipolar, Sou
Chegado a depressão, Sou estressada, Pensamentos me perseguem, Não Consigo,
Estou em surto e tantas outras.
O nome que representa a identidade do Ser , fica para depois, perdido em falas secundárias.
Ter um título de uma disfunção psicológica  passou a ser carta de apresentação, coisa de moda, que de alguma maneira faz o indivíduo se sentir integrante de uma comunidade que vem se ampliando de forma assustadora.
A fala quase sempre tem elementos comuns, medo de sair, medo das pessoas, da agitação, dos ambientes ,do emprego, do chefe, de encanto, relacionamentos, resumindo Medo da Vida.
Os sintomas surgem, atendendo a um pedido das crenças e pensamentos da pessoa acompanhados de uma dança corporal, gestos presos, compulsivos, como que clamando para serem vistos, sentidos e ouvidos, para tornar real aquilo que ainda conscientemente não pode ser visto a origem de tudo Medo da Vida .
Nos trabalhos de atendimento com utilização de técnicas de PNL, a primeira ação
que realizo é ajudar o indivíduo a identificar qual é a meta de futuro para Sua
Vida, o que ele quer viver plenamente daqui para frente, qual é o Estado Desejado.
A definição da Meta/desejo será a luz que guiará o indivíduo para o alcance dos resultados.
Mas, definir as metas não resolve o problema, precisamos saber que elementos estão impedindo que a pessoa esteja vivendo está meta agora no presente.
Neste caso uma reflexão induzida através de perguntas, práticas de relaxamento, podem trazem à tona os fatores que interferem no viver pleno no presente.
Em grande parte a dificuldade em ampliar a visão sobre a vida, a comunicação que a pessoa utiliza consigo, seus valores, uso de crenças limitantes ( não posso, não é pra mim, não sou capaz, as pessoas não deixam) e alguns rituais de comportamentos são os elementos que impedem as pessoas de darem o salto e promoverem as mudanças necessárias para viver suas metas.
Os próximos passos consistem em trabalhar estes impedimentos, ampliar formas de percepção, ressignificar eventos passados , trabalhar recursos internos de poder, criar estratégias concretas e visualizações intensas e incorporar novos comportamentos, com certeza levam as pessoas ao alcance de Suas metas.
Estas têm sido as minhas experiências no atendimento com técnicas de PNL.

Conceito de PNL
A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar.

Ela estuda como se processa o pensamento.  Pensar é usar os sentidos internamente. Pensamos vendo imagens internas, ouvindo sons ou falando internamente e tendo sensações. Também estuda  a influência da linguagem que, embora seja produto do sistema nervoso, ativa, direciona e estimula o cérebro e é também a maneira mais eficaz de ativar o sistema nervoso dos outros, facilitando a comunicação

fonte: http://www.gabiate.com.br

Voltar